terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ano novo, tarefas nem tanto

Rodrigo Cesar

A executiva nacional da JPT reuniu-se nos dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo, para tratar do plano de trabalho e da agenda da juventude para o próximo período.

Avaliou-se que o ano de 2008 foi de intensa mobilização entre os jovens petistas, tendo como principais expressões o I Congresso, a I Caravana e as eleições 2008. Para manter a inércia positiva, envolver os milhares de jovens que participaram da agenda de 2008 na organização partidária e transformar o saldo positivo em força política e social, a executiva apresentou uma série de ações para 2009.

Foram aprovadas a construção de uma Campanha Nacional de Organização e a realização do I Encontro Nacional de Formação, em fevereiro, responsável por elaborar as primeiras diretrizes da política de formação da JPT e impulsionar uma grande jornada em todas as regiões. Estados e municípios devem estar especialmente atentos a estes dois temas, realizando as iniciativas locais para que ambas as ações sejam efetivadas.

Como as eleições municipais de 2008 possibilitaram à JPT uma maior presença institucional, aumentam as responsabilidades na orientação e acompanhamento da formulação e implementação de PPJs. Deverá ser buscado o máximo de aproximação com os jovens gestores, parlamentares e prefeitas/os petistas na aplicação das políticas de juventude. Recomenda-se que, assim como será feito pela direção nacional da JPT, sejam elaborados materiais de subsídio e orientação neste tema, para tratar das realidades e demandas locais.

Para consolidar a nova forma de organização da JPT aprovada pelo I Congresso, serão necessários dois movimentos combinados no próximo período: a) travar um debate de fundo com as direções partidárias nos estados e municípios – semelhante ao que a direção nacional da JPT pretende fazer na próxima reunião do Diretório Nacional do PT – visando envolvê-las diretamente na construção da JPT para dar o suporte político e material necessário; e b) massificar o debate das resoluções do I ConJPT com o conjunto da militância jovem do PT, para que os debates travados em 2008 sejam amplamente assimilados.

O I ConJPT não determinou a forma de eleição na JPT e a executiva não estabeleceu um prazo para o termino do mandato das atuais direções. Portanto, a conclusão deste e dos demais debates que não foram esgotados no congresso precisa ser feita em nova etapa com ampla mobilização e discussão, evitando que as arestas ainda não preenchidas sejam decidias apenas nos espaços de direção. O sucesso na construção da JPT dependerá do envolvimento coletivo de todo o partido.

Rodrigo Cesar é coordenador de relações internacionais da JPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário